quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Layout

Um layout de lojas bem estruturado é capaz de atrair a clientela, pois a forma como uma loja se organiza, sua decoração, design, arquitetura e disposição do mobiliário definem como a loja pretende ser vista pelo consumidor, fazendo do layout um fator importantíssimo do sistema de marketing.
Para um layout eficiente, é preciso seguir algumas dicas como a seguir:
O Layout De Lojas Deve Constituir Um Posicionamento De Marketing
Para conquistar os clientes, algumas lojas investem em um arranjo moderno, outras em um estilo tradicional e de acordo com o layout, um determinado tipo de cliente será atraído. Isso faz parte do posicionamento de marketing que a escolha da identidade da empresa e o tipo de divulgação e ser feita.
Portanto, se a loja oferece artigos de informática, com certeza a decoração será high tech e o espaço interno possibilitará ao consumidor que entrar no estabelecimento um campo de visão em que é possível observar um produto de cada vez.
A mesma técnica também é válida em concessionárias de motos.
Já nas lojas de roupas e sapatos, o cliente deve perceber que existe no estabelecimento uma variedade de opções, o que não deve significar desorganização.

Como Tornar O Layout De Lojas Inteligente

A organização da loja deve proporcionar comodidade ao cliente e ao mesmo tempo uma eficiente administração de estoques, diversificando a apresentação das mercadorias de forma criativa, funcional e que transmita ao cliente uma sensação de bem estar.
Fatores De Sucesso No Layout De Lojas
Iniciativas simples como manter a organização e limpeza do ambiente pode fazer toda a diferença, além disso, utilize mecanismos capazes de valorizar os produtos oferecidos como jogos de iluminação, a cores adequadas nas paredes e mobiliários, para isso opte por varões ou araras funcionais para a clientela.

Layout De Lojas E Ambientação

A tendência das lojas é criar um clima em que o cliente se sinta à vontade. Com certeza o cliente consome mais quando se sente seguro em um ambiente agradável, principalmente se o ambiente permite descontração. E para criar um clima amigável utilize técnicas como iluminação, use sofás modernos, balcão apenas para realizar serviço de caixa.
Outra dica é não descuidar da temperatura, pergunte ao cliente se a temperatura do ar condicionado está agradável. Muitos lojistas erram por não realizar feedback com o principal responsável pelosucesso do negócio: o Cliente.

O Layout Ideal Para Vendas

Um layout ideal para as vendas é aquele que expõe os produtos mais importantes ou mix de produtos. Partindo do princípio de que a empresa conhece bem o seu consumidor, ela poderá contar com o vitrinismo para promover seus produtos.
A vitrine deve encantar esse consumidor contendo exatamente o que ele procura. A vitrine, portanto, deve se comunicar com o cliente e é um instrumento tão importante que dependendo do que o cliente percebe ele decide se entra ou não em um estabelecimento.
Empresas que investem em vitrinismo reforçam a identidade da marca, construindo assim uma imagem positiva da loja e despertando o desejo de compra nos consumidores.
Um eficiente layout de lojas deve considerar o espaço do ponto comercial e otimização desse espaço configurando um ambiente que tenha a decoração e funcionalidade de acordo com o nicho de mercado que a loja está inserida, o estilo do seu público-alvo e por fim a estratégia de vendas da empresa.

Siga Nossas Dicas Para Organização Do Layout De Sua Loja!

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



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E mais:

Segundo a consultora de gestão visual, Rosana Eilert, oferecer qualidade, mix de produtos, bom preço e atendimento passou a ser obrigação.  “As empresas começaram a perceber que precisam ter outros pontos para atrair e fidelizar o cliente e, além disso, marcar muito a imagem junto ao consumidor”.
Rosana destaca dois pontos para qualquer tipo de negócio: a iluminação e cores. “A iluminação pode melhorar, eu diria que 80%, a venda do teu produto e a valorização dele e a cor adequada também”, aponta.
A organização do espaço deve ser feita para atrair o máximo de clientes possível e de forma que eles se sintam confortáveis. Mas o mais importante é atender ao perfil do seu público-alvo.
Fique atento a esses * dicas e mude o layout da sua loja para fortalecer a sua marca e aumentar as vendas.
1- Distribuição do espaço
Geralmente, as mercadorias que vendem mais devem ocupar mais espaço dentro da loja. Se determinado produto representa 30% das vendas, é coerente que ele também ocupe cerca de 30% da área de exposição. Por outro lado, produtos de alta lucratividade ocupam espaços mais nobres e de maior destaque.
2- Iluminação
A iluminação pode valorizar o ambiente e destacar certas mercadorias. Os alimentos, por exemplo, são valorizados pela luz incandescente, que é levemente amarelada. A luz fria, em geral mais esbranquiçada, deixa os alimentos arroxeados, mas podem ser úteis em locais pequenos e sem ventilação. Ouça aqui mais dicas de como usar a luz para conquistar o seu cliente.
3- Cores
As cores devem ser utilizadas para comunicar a identidade da loja, e não o seu gosto pessoal.
4- Fachada
A fachada da loja é um dos mais importantes elementos da comunicação visual. Portanto, ela deve ter impacto. Utilize cores e materiais que realcem seu conceito e posicionamento.
5- Vitrines
A vitrine deve induzir o cliente a entrar na loja em um curto espaço de tempo. Por isso, ela deve ser convidativa e estimulante. O ideal é que seja renovada a cada semana e que seja temática: se for uma liquidação, isso deve ficar claro para o pedestre; se for verão, coloque elementos que lembrem o sol e a praia para ambientar as mercadorias – que devem estar em destaque na loja.
6- Som
Lojas silenciosas intimidam os clientes. Mas o tipo de música depende do público-alvo e do posicionamento de sua loja.  Não deixe os funcionários decidam que música vai ser tocada ali, pois nem sempre o gosto deles é compatível com o ambiente que a loja pede. Quer saber mais sobre o assunto? Clique aqui e confira a entrevista sobre Marketing Sonoro na Estacão Sebrae Rádio Web.
7- Cheiro
Ambientes com cheio agradável sempre deixam boa lembrança nos clientes e funcionam como um atrativo a mais de sua loja. Quem não gosta do cheiro de lavanda de uma loja de roupas, por exemplo?
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Qualquer varejista procura situar sua loja em um bom ponto, ou seja, em um lugar de fácil acesso e preferencialmente de grande circulação de pessoas que possam se interessar pelo que é vendido na loja – clientes potenciais portanto.
Mas não basta uma boa localização: é preciso ter um sortimento adequado e uma boa exposição, de modo que as pessoas que entram na loja tenham facilidade em visualizar o que a loja oferece, encontrando com facilidade os produtos que desejam.

Existe uma técnica adequada, que analisa os volumes de vendas das diferentes categorias, a circulação de clientes pelos corredores e a própria lógica de abastecimento da casa para que se defina a localização das categorias dentro do espaço físico da loja, ou seja, o layout da loja.

Dada a importância do assunto, o comitê de GC da Associação ECR Brasil desenvolveu uma metodologia simples e prática, visando auxiliar o varejista neste importante trabalho, que certamente se refletirá em resultados de vendas e de satisfação do cliente.


Faça o download do manual AQUI.

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